terça-feira, 17 de abril de 2012

Medo

   Medo. Por quê essa palavra existe? Por quê esse sentimento sem estrutura nem formas está grudado em nosso cotidiano? Será que é para sabermos que temos fraquezas que geram um tipo de limitação ou simplesmente pelo fato de que a vida gosta de pregar peças através dessa misteriosa palavra?
   Às vezes eu tento achar uma conclusão para esse sentimento. Encontrar o nascimento e os motivos que levam as pessoas terem medo. O medo é algo tão abstrato, é algo que, muitas vezes, muda a cabeça e a trajetória das pessoas.
   Eu tenho muitos medos. Um deles é o fato de envelhecer. Um processo normal no ciclo da vida, mas mesmo assim tenho medo. Não sei se é pelo fato de envelhecer fisicamente ou perceber  que parte da minha vida passou e o que pode restar são arrependimento do que não fiz - só sei que aos meus 17 anos já me preocupo com o relógio da vida, e já me cuido para que o meu envelhecimento aconteça da melhor forma possível.
   Outro medo que está presente na minha vida, é o de ter que sair da minha casa para ir à algum lugar. Não sei se isso é comum ou uma fase, não sei se isso acontece por ficar mais tempo em casa do que na "rua", ou por saber que o mundo não é mais o mesmo e a qualquer momento a minha vida pode mudar. E o pior é que esse medo gera outro medo. Às vezes fico pensado se isso já não é alguma doença psicológica. Quando eu trabalhava e tinha que sair praticamente todos os dias esse medo já existia, mas não era tão forte como é hoje. Mas esse medo - ou doença-  não me impede de ir aos lugares.Toda vez que tenho que sair do meu porto seguro, tento ocupar a minha mente o máximo que posso, para não pensar nesse assunto e muitas vezes consigo.
   Todos nós sentimos medo e isso não é vergonha pra ninguém, pelo contrário, esse mostro que vive  em nossas cabeças demostra que sempre precisamos ter coragem. Não para enfrentá-lo, porque é preciso muito mais do que coragem para isso, e sim para contorná-lo e aprendermos  a viver com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário