terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Bom senso


   Às vezes as pessoas são tão inconvenientes. Parecem que de proposito tomam atitudes ou fazem perguntas desagradáveis e desnecessárias. Bom senso todos deveriam ter, mas muitas vezes esse senso de educação, respeito e até responsabilidade é esquecida.
   Esses dias estava viajando - que por sinal foi muito bom, mas poderia ter sido melhor - e aconteceu uma cena que me deixou instigado. Estávamos na praia, quando um homem, fantasiado de Homem aranha, passou vendendo algodão doce - é, eu sei que é meio contraditório vender algodão doce, caracterizado de  personagem fictício, na praia, mas enfim.- Um membro da minha família disse em tom de brincadeira, mas diretamente e em alto e bom som: "O homem aranha da televisão dança." Provavelmente se referindo aquele que participava em um programa de televisão. O homem fantasiado não deu atenção e percebendo isso este parente pronunciou: " Ah, então não vou comprar."
   Pode parecer uma cena sem importância, no máximo considerada imatura por parte da minha parente, mas a achei tão inconveniente.  Eu sei que ela não teve a intenção de magoar o vendedor de algodão doce, simplesmente queria fazer uma brincadeira, mas senti que os comentários se transformaram em algo depreciativo.
   Uma articulação  que escuto com certa frequência, principalmente quando visito meus familiares é: Eae você tá namorando?" Eu sei que é uma pergunta totalmente normal e simplória, exceto pelo fato de escutar essa pergunta há alguns anos. Com o tempo essa pergunta inocente se tornou um martírio pra mim. Pra ser sincero eu nunca namorei, pelo menos são seriamente, mas mesmo se estivesse namorando há anos eu não sairia me exibindo.Ou me sentindo melhor do que os outros. Sendo inconveniente, achando que só porque.... ok, parei.
   Aquela frase, não faça com os outros o que não gostaria que fizesse com você, é valida, na minha opinião, em todos os sentidos. Às vezes as pessoas usam a desculpa da sinceridade pra magoar os outros, e acabam sendo indiscretas  e insensíveis. Como mencionei no começo do texto, bom senso todos deveriam ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário