sábado, 5 de maio de 2012

Verdade e mentira

A verdade pode machucar por 
um tempo mas a mentira
dói para sempre.


Existe a mentira piedosa e a verdade ultrajante.
Devemos saber distinguí-las antes de
condenarmos ou a absorvemos quem
as haja praticado.

   Todo mundo sempre pede honestidade, sinceridade e verdade em suas vidas. Mas será que a temida e desprezível mentira não e viável e essencial em certos momentos? Não estou dizendo que mentir é algo certo. Pelo contrário. Essa atitude  na maioria das vezes resulta na violação do justo. Do que realmente deve acontecer. Mas às vezes ocultar a verdade é preciso.
   Muitas vezes mentimos ou  distorcemos a verdade - que não deixa de ser mentira - para não magoar  alguém. Sabemos que se dissermos a verdade nua e crua em determinada situação, tal atitude poderá influenciar negativamente certas pessoas. O correto é sempre falar a verdade, mas não significa que seja o melhor a se fazer.
   Independente de mentir por mentir ou mentir para evitar a dor da verdade  - ficou estranho essa parte do texto-, não contar os reais fatos, omitir a sinceridade, por mais simples e nobre que seja, torna o portador mentiroso. E duvido que não haja pessoa contaminada com esse vírus.
   O que estou querendo defender é que tanto a mentira quanto a verdade, tem seus pontos positivos e negativos. Basta nós escolhermos o veículo que queremos pontuar. Mas cuidado, pois dependendo da escolha, o caminho poderá ter seu fim prematuro e catastrófico.   

2 comentários:

  1. É,mentir geralmente é uma saída,mas como li em um livro: Mentir é como roubar,pois se vc mente,vc estará roubando o direito de outra pessoa saber da verdade e essa pessoa viverá na ignorância por uma simples mentira sua. VDD,mas isso depende muito do caso né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cada caso é um caso. A verdade nem sempre é a melhor opção. É o correto e sempre será, mas vai de cada um decidir se a verdade é necessária. As vezes não estamos roubando e sim evitando.... mas isso depende muito

      Excluir