quarta-feira, 2 de maio de 2012

Não mexa no meu cabelo

  A pessoa que quiser lutar comigo até a morte, basta tocar no meu cabelo sem o meu ressentimento. Sério, passa a mão  em qualquer parte do meu corpo menos no meu cabelo. Eu sei que isso parece pura vaidade ou frescura, mas o fato é que criei,  propositalmente  ou não, esse sentimento de defesa, para impor a minha concepção sobre o meu cabelo.
  Eu não me importo com o que os outros acham dele. Para muitos ele é normal. Para outros não se encaixa nos padrões socias. O que realmente importa é o que eu, exclusivamente eu, acho. O meu cabelo, pra mim, representa inovação e personalidade. Tive vários estilos de cabelo. Já usei  o corte tigela - tipo o do Nino do castelo Rá-Tim-Bum.- Arrepiei o cabelo - usei esse corte por anos.- Praticamente raspei a cabeça. Usei penteado topete. E agora está loiro e grande - mas logo eu mudo de novo.
  Uma situação que me marcou por causa do  meu cabelo aconteceu no dia da estréia da peça que eu estava fazendo. Por causa do meu personagem eu sabia que teria que fazer outro visual. Até tinha feito um dias antes, por conta própria e mostrado ao pessoal do teatro que aprovou. Mas o destino é cruel e trapaceiro. A coreógrafa da peça, que também ajudava na produção, me disse que teria que mudar ainda mais - a noticia chegou minutos antes da apresentação.- Para ela e para muitos  uma simples transformação do cabelo, que duraria apenas durante o espetáculo, não teria nada de mais, mas pra mim foi como um balde de água fria. Eu lutei, relutei e quase chorei mas no fim eu cedi. O descaso que a coreógrafa fez - foi ela mesma que tentou fazer o visual do personagem - sobre o assunto, não ajudou em nada a situação. Tenho certeza que ela não fez por mal. Ela não sabia que essa questão me afetava, mas o caso é que perdi toda segurança e conforto para fazer o espetáculo. Para a minha sorte,  os maquiadores me ajudaram no quesito cabelo - ele ficou menos assustador.- E depois toda a equipe fez um espetacular aquecimento corporal e emocional, que renovou os meus sentimentos, antes da peça. Esse inesquecível momento foi  liderado pela professora de teatro, que também ajudou na construção da atuação e fez a sonoplastia.
   Todos nós temos pontos fortes e fracos. Às vezes esses dois sentidos andam entrelaçados. Algo que parece simples e normal para muitos, pode ser a onda que derruba o castelo de areia para outros.

2 comentários:

  1. "Não vai cortar mais o cabelo?" Tem frase mais irritante? Tem: "Quando vai cortar o cabelo?!" Dá vontade de mandar tomar angú. Belo texto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs Verdade mesmo. Quando escuto essa pergunta respiro fundo, conto até dez e falo : " Um dia. Um dia eu corto".Muito obrigado por ter gostado do texto.

      Excluir