quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A lição de casa


Toda vez que eu recebia alguma lição de casa para fazer eu sempre a fazia no último instante. Os professores passavam as atividades ou os trabalhos antecipadamente e marcavam para muitos dias depois a entrega. Mas sempre, sempre, as concluía nos últimos segundos. Gastava uma grande quantidade de tempo imaginando e arquitetando a lição de casa, mas não tomava a iniciativa de pegar a caneta e o papel para transpassar as ideias e só fazia isso quando não tinha mais escolhas e principalmente tempo. Fui e ainda sou um aluno exemplar, mas além da minha natural preguiça, um dos meus maiores defeitos escolares era deixar tudo para depois.
Aliás, pensando melhor, um dos meus maiores defeitos na vida, em todos os seus aspectos, é deixar tudo para depois. Simplesmente fico estagnado, deixando o tempo passar e quando finalmente não há como fugir ou quando percebo que preciso reagir, mesmo que seja tarde, começo a construir, as pressas, o meu sonho, a minha tarefa, obrigação ou responsabilidade.
Por exemplo, imagine que você precisará apresentar um trabalho para passar de ano. Esse trabalho precisará ter slides e você terá que apresentar especificamente o seu tema de pesquisa. Não sei vocês, mas eu já ficaria nervoso e apreensivo. O correto a se fazer nesse caso e conhecer melhor o assunto que irá ser discutido,  pesquisar sobre o mesmo, montar o corpo da apresentação e, por fim, memorizar o que irá se dito. Quanto mais rápido você começar a fazer sua lição de casa mais rápido você terminará, e quanto mais rápido você terminar, mais tempo você terá para ajustar os detalhes e quanto mais tempo você tiver para ajustar os detalhes, mais imperfeições serão corrigidas e assim você terá mais tranquilidade, pois saberá que o trabalho está finalizado e com antecedência.
Mas eu, claro, deixaria pra fazer no último instante. Ficaria o tempo todo pensando, tendo ótimas ideias, até me imaginaria na apresentação, falando com eloquência. Mas fazer o concreto, de colocar de fato as mãos na massa, apenas nos trinta segundos do segundo tempo. Com isso, provavelmente meu trabalho ficaria destorcido e falhoso, sem falar no arrependimento que sentiria por não ter feito antes e por não ter me dedicado verdadeiramente. É mais ou menos a história da Cigarra e da Formiga, onde eu encarnaria e encarno a primeira.
Esse exemplo que mencionei e a minha reação se aplica em vários outros, não apenas em estudantis. Quando tenho uma meta de vida, pessoal, profissional ou amorosa, sempre deixo para depois. Fico me ruminando, ajeitando os mínimos detalhes mentalmente, mas não corro atrás do papável, do real, do concreto e contar com a sorte nessas circunstâncias não é muito aconselhável. Digo isso por experiência própria.
Quando você deixa para fazer a lição de casa, literalmente ou não, para depois, você perde um precioso tempo. Não lembro o nome do autor que disse essa frase e só vou pesquisar isso depois - eu disse - mas para a genialidade é preciso apenas 1% de inspiração e 99% de transpiração.


2 comentários:

  1. Sempre é bom terminar as lições de casa o mais rápido possível para ser livre. O ruim do ser humano é praticar a procrastinação deixando tudo em cima da hora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Natanael, mas nem sempre é fácil antecipar as tarefas. Obrigado pelo comentário.

      Excluir