domingo, 8 de junho de 2014

Se você é um gato não se sinta um leão.


Eu não gosto de muitas pessoas. Pra falar a verdade, a frase correta seria " Eu odeio muitas pessoas". Mas como considero o verbo odiar estridente, prefiro substituí-lo. Porém, se tem uma classe de pessoas que me faz usar a frase original, essa classe é a das pessoas arrogantes e metidas. Simplesmente odeio pessoas esnobes, convencidas e mesquinhas que se acham melhores do que os outros.
Agora, se tem uma casta de pessoas que eu realmente odeio com todas as minhas forças, essa casta é das pessoas que são arrogantes e metidas, que também são esnobes, convencidas e mesquinhas e que se acham melhores do que os outros, MAS, e eu digo um grande mas, são bosta nenhuma, que não há nada para justificar essa grande prepotência.
Veja bem, eu não concordo, em nenhum momento, que a pessoa seja metida e arrogante. Contudo, quando a pessoa é rica, bonita ou inteligente - e precisa ser realmente inteligente - é até compreensível a arrogância. Como eu já mencionei agora pouco, não concordo que alguém seja arrogante e metido, mas quando a pessoa detêm pelo menos um dos três fatores mencionados, eu "entendo".
Sim, eu sei que os motivos que mencionei para que se possa "aceitar" um convencido e arrogante são totalmente fúteis e banais. E daí que a pessoa é rica, bonita ou inteligente? Isso não é razão suficiente para ninguém se sentir superior. Mas quando isso acontece, quando alguém é arrogante por causa desses atributos, há um motivo. Pode não ser justificável e aceitável, mas há.
Agora, quando uma pessoa, que não tem nenhuma dessas três qualidades, beleza, inteligência ou riqueza - e sim, pra mim riqueza é uma qualidade. - e mesmo assim é metido e esnobe, que se considera melhor do que os demais, sinto vontade de instigá-la com extrema severidade. Cacete, a pessoa é feia, burra e pobre - e não, eu não acho pobreza um defeito, mas é uma condição -, e mesmo assim quer ter banca, recheada e transbordando? Ah, eu não aceito.
Mas como há utilidade para tudo e todos nessa vida, eu uso esse tipo de pessoa como espelho. Não que eu veja o meu reflexo. Não sou rico, mas garanto que sou bonito e inteligente. E não estou sendo prepotente e imodesto. Isso é um fato. Quem já leu alguns dos meus textos aqui publicados, sabe que o que mais faço é reconhecer os meus defeitos. Mas também preciso admitir os meus predicados. E também não vou negar, eu sou arrogante, mas não a ponto de me sentir superior a alguém. Mas voltando ao ponto em questão, eu uso esse tipo de pessoa como espelho para verificar se há alguma semelhança nas atitudes. Acredito que você tem ídolos, pessoas que você considera ícones e que se espelha em suas vidas. Mas também precisamos de pessoas que são exatamente opostas do que queremos ser, para saber o que não queremos ser - entendeu?- Precisamos comparar nossa forma de viver com as delas para ver se há alguma ligação,  e se houver, mudá-la. Não concordo que você compare sua vida com há de ninguém, cada um tem uma história, mas precisamos de exemplos, bons e ruins, para saber o que seguir, o que se tornar.
Para finalizar, não concordo, em nenhuma hipótese, com pessoas metidas, convencidas e extremamente arrogantes, sejam quem e como forem essas pessoas. Mas se você tem um QI mediano ou abaixo, se você não tem uma condição financeira considerável e se você não tem aspectos físicos harmoniosos, por favor, não seja esnobe e convencido. Se você é um gato não se sinta um leão, e se você for um leão tente agir como um gato. Afinal de contas, mesmo com todas as diferenças, todos somos iguais. E humildade, vinda de um gato ou de um leão, sempre é bem vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário