domingo, 29 de junho de 2014

Isso é igualdade?


Pra você o que significa igualdade? Pense, molde sua resposta e depois continue lendo o texto.
Pensou?
Tenho quase certeza que não, mas igualdade, de acordo com o Wikipedia, significa"  A inexistência de desvios ou incongruências sob determinado ponto de vista, entre dois ou mais elementos comparados, sejam objetos, indivíduos, ideias, conceitos ou quaisquer coisas que permitem que seja feita uma comparação" Resumindo, e pelo que entendi, igualdade nada mais é do que valores e direitos igualitários para tudo e para todos. Mas isso realmente acontece? A igualdade social, por exemplo, ela realmente é executada aqui? E quando digo aqui, me refiro ao nosso pais, pois basta pesquisar a cultura de algumas nações evoluídas e descobrir que a igualdade de lá  é muito mais nítida e transparente.
Vou dar alguns exemplos para você entender que tipo de desigualdade, ou falta de igualdade, que estou querendo apontar.
Imagine um casal, hétero, andando pela rua de mãos dadas ou que esse mesmo casal está se beijando em algum lugar público. Tenho certeza que 99,9999% das pessoas que presenciassem essas cenas as achariam normal. Agora imagine um casal, homossexual, nas mesmas circunstâncias. Atuando as mesmas cenas.Tenho certeza que esse casal ganharia alguns olhares tortos e preconceituosos. Isso é igualdade? Por que casais héteros tem mais direitos e privilégios do que casais homossexuais? Aliás, na minha concepção, preconceito é antônimo de igualdade. Igualdade, nesse caso, seria todos, independente de sua orientação, terem o direito de andar de mãos dadas e se beijar em público, ou se não ninguém, ninguém mesmo,  possa fazer isso.
Outro exemplo é a definição das cores de pele. É muito comum chamar uma pessoa que tem a pele clara de branca. Em certidões de nascimento mesmo é comum definir as pessoas de brancas. Agora quando uma pessoa tem a pele escura, não pode chamá-la de preta e sim de negra. Duvido que em algum documento alguém está reconhecido como preto. Isso é igualdade? Ser chamado de branco tudo bem, mas ser definido como preto é errado? Claro, essa questão está relacionada com o racismo, outro antônimo de igualdade na minha opinião, pois muitos racistas usam a palavra "preto" para atingir as pessoas negras. Mas isso não deveria ser assim. No meu ponto de vista deveria se chamar pessoas de pele mais clara de brancas e pessoas negras de pretas ou não se pode chamar pessoas nem de brancas e pretas.
Machismo também é uma outra palavra contrária de igualdade. Infelizmente nossa sociedade é severamente contaminada de machismo. Esse androcentrismo  mal formulado e tosco atingi milhares de pessoas, homens e mulheres, tanto aqueles que nutrem essa concepção e principalmente os que não apoiam, pois são castigados pelos conceitos machistas alheios.
Igualdade, pra mim, significa todos, independente do que são, quem são e seus preceitos e virtudes, terem os mesmos direitos e responsabilidades. Claro, precisamos nos atentar as necessidades dos outros e aplicar equidade, sendo essa precisa na situação. Mas não acho justo pessoas que são A, terem mais privilégios das pessoas que são B. Podem ser diferentes, mas tanto o A como o B fazem parte do alfabeto, não?





Nenhum comentário:

Postar um comentário