segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Respostas e opções



    Respostas. É exatamente isso que busco. Respostas, respostas e respostas. Eu as exijo de Deus, da vida e do destino. Tenho o direito de obtê-las, certo? Você também  deseja, em algum ponto da sua existência, as valiosas decifrações. Quantas vezes não nos perguntamos por que determinada situação aconteceu? Ou o contrário. Quando nada acontece, também já é motivo para revoltas, não é? Tudo está ligado em respostas. Tudo há respostas. Tudo sempre terá respostas. Não dizem que tudo tem um sentido? Um motivo?
   Mas, quando desejamos essas graciosas preciosidades da vida, pensamos que, quando alcançá-las, quando finamente tivermos elas nas mãos, elas, as almejadas e difíceis respostas, resolverão nossos problemas. Associamos resoluções a soluções. Mas raciocinando melhor, analisando muito bem as circunstâncias e sendo realista e prático, quem garante que respostas trarão soluções? Quem afirma, com total convicção, que há em tudo uma explicação satisfatória? Quem assegura que, quando chegarmos no ponto final, depois de termos percorrido um longo e tortuoso caminho, em busca de respostas, elas não nos decepcionaram? Respostas não quer dizer necessariamente boas notícias. Aliás, respostas não tem nenhuma ligação, concreta, de bons presságios. Respostas, são simplesmente respostas. Eu posso muito bem perguntar à Deus, porque a minha vida é assim, tão complexa e ele, simplesmente e bondosamente me responder: " Filho, sua vida é assim, porque você quer". Essa refutação até pode ser clara, explicita e direta, mas não é a resposta que tanto busco.
    Respostas são tão mistas quanto opções. Porém, opções são tomadas totalmente por nós. Por toda a vida teremos escolhas. Todos os dias temos possibilidades. É como quando jogamos vídeo game. Sabe quando você não consegue passar de nível? Por mais que tente, derrube o controle no chão, xingue a máquina, dizendo que ela está roubando - e ela rouba mesmo em -, pesquise na net o detonado do game, mesmo assim, depois de tudo isso, você não consegue passar de tela? Pois bem, é aí que surge as escolhas. Você pode muito bem, continuar a tentar, e quem sabe, um dia, de tanto apertas os botões, finamente você consiga passar de nível. Ou você pode decidir desligar o console e fazer outra coisa. Ou ainda, você pode simplesmente mudar de jogo. Tudo bem, eu sei que desistir de um jogo, parte o coração - não é Nerds? -, mas desistir nem sempre é perder. Você deixou de jogar um jogo, e permitiu conhecer outro. Talvez até mais legal. Essa vicissitude tem tudo haver com respostas e opções. Respostas, são e sempre serão enigmáticas e imprevisíveis. Porém, opções não. Temos total liberdade e arbítrio de escolher como queremos caçar as respostas. Podemos, pelo menos, escolher se queremos continuar a jogar, desligar o console, ou mudar de jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário