terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Hipocrisia é uma arte de viver

 
   Vocês não leram errado. O título está perfeitamente correto, em relação ao meu ponto de vista. Se não fosse pelas palavras contraditórias, seria uma bela frase. Até o final deste texto explicarei a afirmação que fiz.
   A sociedade está repleta de hipocrisia. Negar esse fato é o primeiro sinal de impostura. Pra ter um exemplo mais significativo: Se você perguntar se as pessoas têm algum tipo de preconceito, seja ele por religião, ou a falta dela, opção sexual, raça, gosto musical... e por aí vai, provavelmente 99,8% das pessoas irão dizer  que não. Mas se  não existe um número expressivo de pessoas prejulgadoras, por quê o preconceito existe? Ou, o fato de existirem milhares de pessoas que se dizem preocupadas com os problemas do mundo. Se todas essas pessoas, que dizem ser solidárias, realmente fossem pró-ativas  aos problemas alheios, não existiria tanta desigualdade social. Hoje, ser o cidadão ecologicamente correto, livre de preceitos negativos, muitas vezes, fica em  palavras e nada mais.
   Agora vamos pensar juntos. Se não existisse essa  hipocrisia globalizada, se as pessoas fossem e expressassem o que verdadeiramente são e acham, o mundo seria melhor? Sinceramente, acho que não. Por mais que a falsa positividade, seja algo sem fundos e mandamentos, ela impende que as pessoas  demostrem suas verdadeiras opiniões à céu aberto, o que fará que certas situações sejam canceladas. Não estou dizendo que concordo com a hipocrisia. Não mesmo. Estou dizendo que essa aleivosia, mesmo sendo fingimento, tem seu lado, mesmo superficial, benevolente. Mas defendo eternamente que se  convicções são escondidas, por não serem o certo, uma revisão dos mesmos deve ser feita.
   Agora vamos voltar ao ponto inicial. Ao fato de ter confirmado  que a hipocrisia é uma arte de viver. Toda vez que eu escuto a palavra "arte' a primeira coisa que vem na minha cabeça são quadros e obras primas. Eu sei que arte está amplamente ligada a vários outros fatores, mas essa primeira visão que tenho, sobre a palavra é quase automática. Uma vez, quando fui ao museu - valia nota pra escola - fui apresentado a uma obra de arte que era exatamente um vaso sanitário virado de cabeça pra baixo. Por mais que eu tenha a noção de que aquilo, na concepção do autor, significava outra coisa, visualmente era e sempre será um vaso sanitário.
Acontece a mesma coisa com quadros. Quantas vezes não vemos uma pintura e aos nossos olhos tiramos a conclusão  mais obvia, mas na realidade um total e diferente sentido esta nivelado. Acontece o mesmo com a hipocrisia. Por trás da extensão  uma verdade está guardada. Vemos a hipocrisia estampada em nossas caras, mas sem perceber, ou não, convivemos com o falso conceito que ela proporciona. É por isso que digo que a hipocrisia é uma arte de viver, porque arte, aquela que vem na minha cabeça, e abstrata sendo que sua superfície é totalmente falsa. 


2 comentários: