sexta-feira, 13 de julho de 2012

Complexo de inferioridade

 
  Por mais que eu seja uma pessoa com graus de felicidade medianas, que sempre tenta enxergar o  lado bom da questão e que reconhece tudo de bom que a vida me deu, não posso negar que sempre sinto algo faltando na minha vida. Pra ser bem sincero, por mais que a felicidade passe na minha porta por alguns momentos, sempre me sinto inferior aos outros. Esse complexo de inferioridade está ligada à varias questões. Estéticas por exemplo. Por mais que eu goste do que vejo no espelho, nunca acho que é o suficiente. Não que eu faça comparações comigo e os outros jovens, pelo contrário, evito o máximo que posso para isso não acontecer, porque se fisese,  me sentiria mais inferior ainda, pois estaria preocupado com específica pessoa e estaria entregando atenção desnecessária. Mas na minha bagunçada e desorientada mente, sempre acho que os outros são mais interessantes do que eu.
   Outro fator é a questão do desempenho social. Sempre acho que as outras pessoas são mais legais, simpáticas, extrovertidas, dinâmicas e por aí vai, do que eu. Por mais que eu me esforce, pra passar uma boa impressão e tenha consciência de que tenho minhas qualidades - podem ser poucas, mas tenho -, nunca acho que é o suficiente, que as poucas qualidades que tenho são vagas e preenchidas apenas pela metade  e sempre acho que eu poderia ser melhor.
   Até o quesito Inteligência e sabedoria. Por mais que eu me gabe por ser inteligente e ter um QI acima da média - ou pelo menos eu acho - nunca acho que é o bastante. Não que eu seja um desses nerds, que saia buscando o poço do conhecimento, ou que tenha sido um aluno nota 10, mas sempre tento me manter informado no que está acontecendo na sociedade, que, por mais  que me recuse à aceitar, faço parte dela.
   O pior é que esse complexo, está ligada à várias questões, como acabei de dizer, mas ninguém específico. Porque, acho, que se existisse à ou às pessoas  que me causam esse complexo, poderia, no mínimo, tentar  entender o motivo desse nó está comigo. Mas como a vida gosta de  me deixar na surdina, apenas consigo pensar que alguém, por aí, perdido no mundo, espalhado na multidão, é melhor do que eu.
   Não que eu queira ser superior as outras pessoas, pelo contrário, sempre tenho em mente que todos nós somos 'iguais" e que temos qualidades e defeitos, mas comigo, e particularmente comigo, parece que se não estiver no nível que desejo, não vou poder me sentir seguro e não vou chegar a pote de ouro, que não é se sentir melhor do que as pessoas e sim "igual"
   A partir dessas linhas que escrevi, à questão que sempre está comigo, surge com mais intensidade.Toda vez que faço uma reflexão minha mais profunda, sempre chego na resposta que diz, com todas às letras, que há algo de errado em mim. Talvez seja pelo fato de não haver motivo de me sentir inferior à ninguém, ou porque realmente alguma coisa me impede de se sentir normal, ou porque nunca vou conseguir entender esse enigma, ou... ou... ou.... Só sei que esse meu complexo de inferioridade, pode ser, ou não, algo passageiro. Mas enquanto não acho a solução, me contento em saber, que consigo identificar e descrever  questão tão complexa pra mim.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário