domingo, 5 de outubro de 2014

Um simples e humilde texto



Eu sou a pessoa mais bipolar do mundo. Mentira, eu não sou a pessoa mais bipolar do mundo, mas sou bipolar. Não sei explicar, mas mudo de humor repentinamente. Estou feliz e em um estralar fico triste. Estou mal e em um piscar fico bem. Sou um verdadeiro termômetro que varia a temperatura constantemente. E quando estou bem sou simpático, alegre, vejo a vida com leveza. Digo até que transpareço felicidade. Mas quando estou triste, tudo fica sem graça e não sinto ânimo pra nada. É como se grudasse um nó na minha garganta que me impedisse de falar. E só me recupero dessa fase com o tempo, ouvindo uma boa música, claro, ou se alguém realmente vim e me animar. Mas tem que ser uma pessoa que realmente se importe.
Algumas vezes essas oscilações  de temperamento tem um real e concreto motivo. Mas muitas outras vezes elas simplesmente surgem, sem mais. Ou seja, eu sou bipolar e pronto.
Mudando um pouco de assunto, embora irei englobar esse que já inicie, eu sou uma pessoa diferente e digo isso no melhor da palavra. Sou uma boa pessoa. Quer dizer, eu acredito, tenho quase certeza que sou uma boa pessoa. Pode ser petulância minha, tenho muitos defeitos, mas me considero um ser bondoso. E tiro essa conclusão por dois motivos. O Primeiro; minhas atitudes, convicções e virtudes. Eu respeito qualquer diversidade. Posso até não concordar, como por exemplo daquelas pessoas religiosamente céticas que deixam uma religião guiar suas vidas sem ao menos se questionarem se aquilo é certo ou não, ou os convictos ateus que são imutáveis em suas  decisões - só pra deixar claro, eu não sigo nenhuma religião, mas acredito em Deus, em um Deus de amor, respeito e, principalmente, liberdade, não um senhor de regras e doutrinas. - Não concordo com os exemplos mencionados, mas os respeito e respeito pra mim não é aceitar algo, e sim entendê-la, não julgá-la e trata-lá como qualquer outra coisa mesmo com as diferencias , embora tenho certeza que muitos religiosos e ateus irão me julgar pelo que escrevi.
Também sempre tento me colocar na pele dos outros. Até digo que faço isso demasiadamente. Sabe aquele ditado " Não faça com os outros o que você não quer que façam com você"? Pois bem, mesmo entre linhas, tenho essa frase impregnada em mim. Por isso sempre tento evitar um comentário maldoso, incluir as pessoas e não submetê-las  pois não gostaria que fizessem o oposto comigo.
Já o segundo motivo que me leva a crer que sou uma pessoa boa é refletir e medir minhas atitudes com a dos outros. Eu percebo no meu cotidiano que as pessoas estão se tornado, ou vai ver sempre foram assim, mais mesquinhas, insensíveis e... escrotas mesmo. Simplesmente perderam a solidariedade, o respeito coletivo, a tolerância. Juro que não entendo uma pessoa homofóbica, racista, machista ou que tenha qualquer preconceito. Sim, de certa forma todos nós somos preconceituosos pois não aceitamos todas as ´particularidades alheias - e não negue esse fato imutável -, mas o fato de não concordar com alguém ou com alguma opinião não permite desferir contradição. Também não compreendo as pessoas que não se abalam e que acham normal alguém que está passado fome,  que foi violentada ou que foi agredida fisicamente ou moralmente. Isso não é normal!
Como eu já mencionei, eu sou bipolar. Mudo do quente para o frio e vice e versa rapidamente. Não vou negar que a maioria das vezes que acontece essa modulação foi por algum motivo extremamente comigo e pra mim. Mas também sou atingindo pelos problemas alheios. Também mudo meu humor de acordo com a felicidade ou desgraça dos outros. Sou sensível e não tenho vergonha de dizer isso. Muito pelo contrário.Fico feliz em saber que me preocupo com os demais. Infelizmente acho que o mundo  nunca vai mudar. Mas fico consolado em saber que fiz a minha parte em um simples e humilde texto.

John Lennon - Imagine


Nenhum comentário:

Postar um comentário