domingo, 11 de agosto de 2013

O hoje foi o amanhã de ontem

 
   Gastamos uma incrível quantidade de tempo imaginando o futuro. Eu faço isso. Você faz isso. Todo mundo faz isso. O futuro é um lugar desconhecido. Não sabemos onde está, quando irá chegar e como irá chegar. Não há placas sinalizadoras, indicando que o futuro está vindo. Mas o póstero, mesmo sendo incerto e indecifrável, mesmo sem garantias,  mesmo sendo um rumo nivelado, é a pauta mais frequente que navega nas nossas mentes. Tudo bem, existe aquelas pessoas que  vivem e curtem o momento. " Foda-se o amanhã e viva o presente" Esse é um dilema que deveria ser mais observado, embora não seja tão fácil seguir essa alternativa. Mas como já mencionei, todo mundo, até mesmo essas pessoas,  pensam no amanhã.
    A vida é uma grande meta, intercalada por níveis. A cada objetivo realizado, um novo nasce. A cada sonho concretizado, um novo é iniciado. Alcançamos uma etapa, e já desejamos subir mais degraus. E é exatamente por isso que sempre vivemos o futuro, pois sempre esperamos dele a enfatização dos novos e antigos tópicos das nossas vidas. Querendo ou não, a conclusão dos nossos devaneios requer tempo, podendo ser a longo prazo ou não, mas requer. Imaginar o fato consumado, ocupa uma demasiada energia. Às vezes moldamos sonhos até o escopo máximo. Até sentimos indiretamente essas visões, mesmo elas estando apenas nas nossas mentes. Mas, mesmo não tendo a certeza que conseguiremos colocá-los na forma "tangível", fitamos o futuro com intensidade, pois é lá que as probabilidades de dias melhores estão.
     Tudo muda. Quantas vezes não estávamos bem, felizes e de repente um evento, sem nenhum aviso prévio, desabilita o nosso cotidiano. Basta segundos para sermos surpreendidos e basta milésimos para nossa existência ser colocada em cheque. A vida gosta de colocar interrogações, e mais ainda de medir forças. Se você não for forte, ela te esmagará feito inseto. E se você for forte ela também te esmagará feito inseto, porém, há a possibilidade do pisão não ser mortal.
    Eu sempre fui um sonhador. Aliás, eu sempre serei um sonhador. Quando era adolescente  vivia ruminando como gostaria de ser e o que gostaria de ter. Como naquele tempo, eu era dependente em vários aspectos, como o financeiro por exemplo, como qualquer outro jovem, eu deixava aqueles meus objetivos para o futuro. De certa forma, é isso que me ajudou, e ainda ajuda, a passar pelos meus conturbados e retesados momentos. Sempre espero o melhor do amanhã. Sempre aguardo que a vida me presenteará com respostas significativas.
   Mas analisando as circunstâncias, revendo os fatos, relendo o que já escrevi até aqui, o hoje foi o amanhã de ontem. Não estou falando de forma metafórica. Claro que hoje foi o amanhã de ontem. Estou falando em sentido proporcionado. Enquanto perdemos tempo, arquitetando a nossa lista de afazeres e a jogando para o horizonte, não percebemos que ele, o futuro, está aqui, bem do lado, praticamente encostado. Como disse, eu fui um adolescente sonhador, mas hoje não sou mais adolescente,- mas continuo sonhador.-  Estou na fase de colocar em pratica os sonhos que naquela ocasião eu estruturei. Estou em si no lugar na história do tempo que deveria finalizar por completo os meus devaneios juvenis, sendo essa finalização o exímio dos mesmos.
   É muito fácil criar cenas  mas é ardo contracená-las. Por mais que se leia o roteiro, no palco da vida tudo é improvisação. O passado, o presente e o futuro, estão interligados. Sempre estarão. O destino é um grande livro. A cada página uma nova surpresa. O livro não está escrito completamente, porém alguns episódios apareceram de repente. O futuro é incerto, mas não é uma total incógnita. Sonhos, objetivos, metas, chamem do que quiser, sempre estarão no futuro. É fato irredutível. Por isso, aconselho a prestarem atenção no porvindouro. Quando perceberem que chegou a hora, transpirem o  projeto, corram atrás. Vivam. Simplesmente vivam.
 

2 comentários:

  1. Niel, estou impressionada com o conteúdo dos seus posts e a sustentação dos mesmos através dos seus argumentos. Parabéns. Você tem uma visão muito clara e objetiva de si mesmo e do mundo em que está inserido.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Isi. Seu comentário só me deixa mais convicto das minhas concepções. Elas podem estar certas ou erradas, mas são o que são.

      Abraço.

      Excluir