segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

A imbecilidade humana



    Eu presenciei uma cena na faculdade que preciso relatar e colocar a minha concepção sobre o mesmo. Esse blog foi criado exatamente para isso, para divulgar a minha opinião, distorcida e estereotipada algumas vezes, mas que é, em geral, o que penso. Mas vamos ao que interessa.
    Eu estava em sala de aula - estudo Jogos Digitais. - Um, dos nerds  ali reunidos, acabou dormindo e, pelo jeito torto e desajeitado que estava, seu sono era realmente profundo. A professora não percebeu ou não se importou, pois só depois de vários minutos que pediu que despertassem o dorminhoco.
   Mas dentro desse tempo, alguns... vou me abster para não xingar ninguém... Alguns "estudantes" decidiram marcar, com caneta bastão, o aluno que estava dormindo. Desenharam algo no braço e na nunca do rapaz. Queriam riscar no rosto também, mas ficou apenas na ameaça. O estudante que estava dormindo e que foi "pichado" nem notou a palhaçada feita. Aliás, ele nem faz parte da turma. Ele ficou em DP na disciplina e por isso precisa refazê-la. E os filhos d... que dizer, os "estudantes" nem conhecem o pobre. Não nutrem nenhuma intimidade com ele.
   Depois do resumo da cena, muitos de vocês podem achá-la normal, que não passou de uma brincadeira ou até mesmo que foi uma descontração estudantil. Mas eu achei a situação simplesmente ridícula, desrespeitosa e infantil - se bem que até as crianças teriam desenhando melhor no braço e na nunca do cara. - Como eu já mencionei, os "estudantes" não tinham nenhum vínculo de amizade ou intimidade com o Soneca - entenderam? Soneca. Branca de Neve... enfim. - O Soneca,  poderia ter levado na esportiva a brincadeira estúpida ou poderia ter achado uma violação  - ele, quando acordou, mesmo envolta de risadas, não percebeu as novas tatuagens. - Se ele fosse amigo dos "estudantes"  é claro que teria sido divertido e engraçado. Eu teria rido junto. Mas não foi o caso. O Soneca não conhecia nenhum dos seus tatuadores idiotas - saiu sem querer.
   Eu sempre achei que com o tempo as pessoas gradativamente amadurecem. Amadurecer não é ser uma pessoa séria, chata e careta. Não mesmo. Amadurecer é se tornar uma pessoa com responsabilidades e virtudes socialmente melhores, sem perder a essência e naturalidade que cada um tem, independente de ser jovem ou velho. Ok, tudo bem, a minha classe é constituída, pela boa parte, por jovens, que, assim como eu, ainda tem muito o que aprender. Mas, na minha concepção, a juventude não é a única culpada pela imaturidade. A falta de sensibilidade, o egoismo e a sede por atenção - sim, porque que faz isso quer ser legal e ter olhares da galera - também são culpados pela idiotice alheia.
   Eu tenho consciência que a cena vista por mim não foi algo extremamente chocante. Acho que o Soneca não vai ficar traumatizado por isso. Mas são essas situações, com mais ou menos magnitude, que acentuam e potencializam a imbecilidade humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário